Umas das frentes da telemedicina, a teleconsulta é uma consulta médica em que o paciente está distante fisicamente do profissional de saúde. Em 2020, durante a pandemia mundial de Covid-19, o governo federal liberou esse tipo de atendimento, que até então não era permitido, por meio da lei Nº 13.989, de 15 de abril.
A liberação foi feita após pedido do Conselho Federal de Medicina frente a uma demanda muito alta. Em um primeiro momento, a teleconsulta foi utilizada para solucionar os principais problemas: superlotação dos serviços públicos, esclarecimentos à população, proteger a saúde dos médicos e dos pacientes.
Mas os gargalos solucionados com a teleconsulta foram além e a prática ganhou mais espaço e adeptos não só no Brasil, mas no mundo todo.
Teleconsulta: A nova possibilidade de interação entre médicos e pacientes.
A teleconsulta é a possibilidade de realizar uma consulta médica de forma remota, por meio de tecnologias seguras de comunicação online, como videoconferência ou aplicativos de vídeo-chamadas, utilizando computadores, tablets ou smartphones para a função.
As consultas à distância podem ser iniciais (primeiro atendimento), de acompanhamento, urgência ou de supervisão (com a troca de experiências entre profissionais), e atendem desde cuidados primários e enfermagem até diferentes especialidades médicas como: radiologia, dermatologia, cardiologia, neurologia, pneumologia, psiquiatria, reabilitação, oftalmologia e outras.
O problema de receitar medicamentos à distância foi resolvido já a algum tempo com a prescrição digital, porém, só está sendo efetivamente utilizado no momento em que realizamos o atendimento médico à distância.
No prontuário eletrônico em nuvem está disponível a prescrição digital com geração da receita digital por meio de um QR code que é enviado ao celular do paciente e aceito nas farmácias que tem validação usando a internet.
Esse sistema evita o uso de receitas falsas e ainda auxilia na emissão de atestados médicos também assinados digitalmente para beneficiar o paciente que é atendido de forma não presencial.
A teleconsulta não é apenas uma chamada de vídeo tradicional, pois ela tem a troca de informações pessoais e confidenciais, por isso precisa ser feita por meio de uma plataforma adequada e dentro das regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Além disso, uma plataforma de telemedicina oferece outros recursos ao médico, como envio de uma prescrição digital eletrônica válida em qualquer farmácia, recurso para o paciente anexar exames, além da integração de dados para visualização do histórico médico do paciente em seu sistema.
Algumas ferramentas permitem ainda outros recursos, como teleinterconsulta, ou seja, caso o profissional queira uma segunda opinião pode entrar em contato por videochamada com o médico de outra ou da mesma especialidade.
Entre as vantagens da teleconsulta, podemos destacar a extensão do serviço médico para pacientes de regiões geográficas de difícil acesso ou com dificuldade de locomoção.
A teleconsulta é uma modalidade que oferece benefícios tanto para o profissional de saúde quanto para os pacientes, ao passo que para os médicos, permite atender uma quantidade maior de pessoas, uma vez que possui processos otimizados.
Por exemplo, ao acessar o prontuário eletrônico, ele tem acesso a todo o histórico do indivíduo, incluindo exames antigos, não sendo necessário realizar as mesmas perguntas em cada consulta.
A modalidade também permite que ele amplie o seu acesso, ou seja, o médico deixa de atender apenas pessoas que moram perto da clínica, por exemplo.
Isso porque a teleconsulta, por ser realizada totalmente à distância, permite que o atendimento seja oferecido inclusive para pessoas que residem em outros países.
Esse mesmo ponto é benéfico pensando no paciente, visto que ele passa a ter acesso a atendimento especializado mesmo morando em regiões distantes.
Essa é uma das maiores dificuldades no Brasil, já que cidades remotas não contam com hospitais e clínicas com infraestrutura completa para todos.
Logo, a teleconsulta surge como uma alternativa para promover a democratização do atendimento.
Outros pontos que pesam a favor da teleconsulta são a otimização de tempo e de custos, tanto para médicos quanto para pacientes, pois o atendimento não requer deslocamentos e as demandas podem ser solucionadas com mais agilidade; e ainda a segurança das informações, já que dados médicos, armazenados e distribuídos dentro das normas de segurança e interoperabilidade já definidas para o país, possuem um grau de privacidade muito maior do que prontuários físicos.
Em resumo, destacamos os seguintes benefícios:
Os Estados Unidos estão bastante avançados na discussão da teleconsulta e a legislação permite este tipo de atendimento entre médico e paciente. Os estados apenas regulamentam alguns pontos.
Um bom exemplo americano é o programa CCHT (Care Coordination and Home Telehealth) que presta atendimento remoto aos veteranos de guerra do país, que já conta hoje com mais de 50 mil pacientes. Pelo CCHT, pacientes e médicos se interconectam através de estações de videoconferência instaladas em vários lugares estratégicos e um estudo mostrou que este atendimento ajudou a reduzir as internações hospitalares e os custos de atendimento, além de gerar elevada satisfação dos pacientes. O projeto se propagou e hoje existem ações semelhantes em quase todos os estados norte- americanos, principalmente naqueles mais rurais.
Na Europa, a grande maioria dos países possuem legislação sobre teleconsulta. A China, em 2010, iniciou o projeto piloto denominado Ideal Life. São mais de 100 mil pacientes da província de Shandong utilizando quiosques interativos e dispositivos de monitoramento remoto. Já o Canadá utiliza a teleconsulta por meio de telefonia ou internet para áreas rurais e urbanas; o México permite a teleconsulta para pacientes que vivem em comunidades rurais desde de 2001, e a Austrália (desde 1994) e no Japão (desde 1997) liberaram esta forma de consulta.
Observação Importante: Todo o conteúdo presente neste site é exclusivamente a nível de esclarecimento e educação da sociedade. Informações que constam neste site em hipótese alguma substitui a consulta medica e individual e tão pouco tem intensão publicitária. Se houver alguma dúvida ou alguma pergunta que dependa de avaliação particular deverá ser respondida sob consulta presencial ou teleconsulta.
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