A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que previne e trata doenças com o uso de agulhas. Existem milhares de pontos em nossa pele que vão estimular o cérebro ativando uma verdadeira indústria farmacêutica interna. Esses pontos pode estimular a produção de anticorpos para enfrentar vírus e bactérias invasoras, podem liberar substâncias que acalmam a pessoa, estimular a produção de hormônios que regem os órgãos e ordenar a liberação de substâncias que aliviam a dor. Enfim a Acupuntura aciona (sem remédios ou bisturi) importantes circuitos da nossa máquina bioquímica e biológica.
Há 5.000 anos quando os chineses criaram a Acupuntura pressupunham a existência de 12 meridianos, canais de energia que conectam os órgãos. A tradição diz que as agulhas podem reorganizar a energia que circula nesses canais. Acontece que ninguém nunca viu um meridiano, A idéia de que ao invés de uma estrada energética invisível, sejam terminais nervosos que estimulam diversas regiões do cérebro é mais plausível para a medicina ocidental.
Se o estímulo da picada de um determinado ponto chega ao córtex pode a partir dele atingir o hipotálamo que é um centro nervoso que trabalha em conjunto com a hipófise. Essa dupla rege a produção de hormônios que agem nos órgãos controlando-os, fica fácil controlar muitas das doenças causadas pelo seu desequilíbrio desde a diabete até a obesidade.
Um neurotransmissor importante é a adrenalina que é liberada quando tomamos um susto. Ela nos deixa alertas, mas também agitados e estressados, assim como um de seus efeitos é baixar a resistência à doenças infecciosas. Aí a Acupuntura pode ajudar controlando os níveis de adrenalina no sangue e deixando os anticorpos livres para agir.
O estímulo de uma agulha em alguns pontos da pele pode agir no bulbo cerebral na fabricação de neuroquímicos que controlam a transmissão de impulsos entre um neurônio e outro. Com isso a Acupuntura pode bloquear a dor das doenças ou aliviar a dependência de drogas, tabaco e álcool. Existe uma célula na coluna vertebral chamada interneurons. Quando ela é bloqueada evita que o cérebro se torne consciente da dor em situações menos extremas: a agulha pode estimular certo tipo de terminação nervosa na pele, acionar a internoura e bloquear o caminho da dor no corpo inteiro.
Cabe ressaltar que os pontos de Acupuntura são locais da pele com maior concentração de terminações nervosas capazes de ativar esse mecanismo. Isso justifica o sucesso que a Acupuntura tem no tratamento das dores.
O efeito mais conhecido da Acupuntura é no tratamento das dores: dores de cabeça e de coluna. De estômago, dores abdominais, neurite pós-herpes, neurites alcoólicas, diabéticas, cólicas , artrose, artrite, fibromialgia, etc.
Podem-se tratar transtornos hormonais : obesidade, diabetes, TPM, endometriose, infertilidade, menopausa.
Serve também para doenças neurológicas como: parkinson, tendinite, esclerose múltipla, paralisia facial, paralisia cerebral, paraplegias, hemiplegias, tontura, etc.
Problemas mentais e emocionais, insônia, depressão síndrome do pânico, dependência de drogas, tabaco e álcool, fadiga crônica enurese, tics
Outras doenças como: zumbido, asma, rinite alérgica, sinusite, tosse crônica, diarréia ou intestino preso crônicos. Enfim, a Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina completa e ampla.
É a pergunta mais frequente do consultório. Vamos comparar uma agulha de injeção, a mais fina possível, ela tem que ser oca para deixar passar o remédio, por isso o calibre é muito mais grosso que uma agulha de Acupuntura que é maciça, extremamente fina, tanto que ela não é rígida e sim flexível.
Por isso uma aplicação de Acupuntura é quase indolor, eu falo quase porque existem alguns pontos mais sensíveis. As crianças podem fazer Acupuntura e são pacientes estupendos porque ficam até brincando com as agulhas espetadas no corpo, essas mesmas crianças choram quando são vacinadas.
As complicações da Acupuntura são evitáveis na sua maioria quando usada uma técnica correta. Os hematomas são as complicações mais frequentes. As infecções como Hepatite B, HIV são impossíveis porque se usam agulhas descartáveis.
Comparando a Acupuntura com outro tipo de terapia podemos observar que é muito baixo e infrequente o número de complicações. É uma terapêutica segura quando exercida por médicos que têm conhecimento apurado da técnica e da medicina em geral.
Desde alguns anos Acupuntura é considerada especialidade médica, por isto ela pode ser exercida por profissionais médicos que tenham título de especialista.
Observação Importante: Todo o conteúdo presente neste site é exclusivamente a nível de esclarecimento e educação da sociedade. Informações que constam neste site em hipótese alguma substitui a consulta medica e individual e tão pouco tem intensão publicitária. Se houver alguma dúvida ou alguma pergunta que dependa de avaliação particular deverá ser respondida sob consulta presencial ou teleconsulta.
ANALIA SAÚDE INTEGRAL
Dra. Analía Castelli Zacharias
CRM 93346 – RQE 47775
Rua Professora Dulce Selles Vieira, 148 – Chácara Selles / Guaratinguetá – SP
Seg. à Sex.: 7h30 às 18h
Site desenvolvido por Designer Vip. Conteúdo marketing por GC – Studio Marketing
© Analía Saúde Integral – 2023 | Todos os direitos reservados.